As características dos blogs- 1) fáceis de usar;2) formas de arquivar informação e conhecimento; 3) oportunidades para outros comentarem ou fornecer feed-back por cada post; 4) links para outros bloggeres para formar comunidades online- são importantes para a construção da identidade online. Os blogs representam um novo meio para a comunicação mediada por computador e podem oferecer conhecimento sobre as formas como os adolescentes se apresentam online, especialmente em termos da expressão pessoal e relações com os grupos pares, ambas com impacto na construção da identidade.
A apresentação dos adolescentes online mostra que os blogs são uma extensão do mundo real, mais do que um sítio onde as pessoas gostam de fingir. Os adolescentes revelam muita informação pessoal nos seus blogs. Incluem o primeiro e último nomes, idade, localidade. A maioria discute coisas que têm impacto ou influência no mundo real, tais como relações e juntam a identidade do mundo real a estas discussões. No caso da localidade os rapazes dão mais informação que as raparigas.
Os adolescentes também fornecem diversas formas para os outros os contactarem online: email, im, username, ou um link para uma página pessoal. As raparigas fazem link para as páginas pessoais mais do que os rapazes.
Quanto às emoções, os rapazes colocam mais emoções que as raparigas.
A apresentação dos adolescentes online mostra que os blogs são uma extensão do mundo real, mais do que um sítio onde as pessoas gostam de fingir. Os adolescentes revelam muita informação pessoal nos seus blogs. Incluem o primeiro e último nomes, idade, localidade. A maioria discute coisas que têm impacto ou influência no mundo real, tais como relações e juntam a identidade do mundo real a estas discussões. No caso da localidade os rapazes dão mais informação que as raparigas.
Os adolescentes também fornecem diversas formas para os outros os contactarem online: email, im, username, ou um link para uma página pessoal. As raparigas fazem link para as páginas pessoais mais do que os rapazes.
Quanto às emoções, os rapazes colocam mais emoções que as raparigas.
Metade dos bloggers discute a identidade sexual e relações amorosas, amigos/amigas, ou fins de relação. O género dos que discutem homossexualidade é esmagadoramente masculino. Os adolescentes procuram uma continuidade das representações de quem são assim como uma confirmação por parte dos seus pares.
Enquanto os rapazes podem usar uma linguagem mais activa e resoluta, as raparigas não usam necessariamente uma linguagem passiva – princípio da androgenia.
A Internet forneceu um novo contexto para a exploração da identidade, como um lugar para explorar um conjunto de relações flexíveis e potencialmente anónimas. A linguagem na internet representa um novo tipo de discurso que está marcado pela criatividade e inovação das comunidades. Este discurso emergente pode depois ser usado para expressar as identidades dos adolescentes.
Os weblogs representam um ambiente de comunicação mediada por computador onde ambos identidade e linguagem têm papéis importantes. Não só os adolescentes usam os weblogs para apresentarem uma identidade online, mas tb para expressarem as suas ideias, experiências e sentimentos usando uma linguagem adaptada. Entre estas explorações surgem questões como aprender acerca da sua sexualidade, que ocorrem frequentemente durante os anos da adolescência. Em alguns casos estes blogs ligam-se formando comunidades online, semelhantes às relações de pares observadas no mundo offline.
Curiosamente, os blogs criados por jovens masculinos e femininos são mais parecidos do que diferentes. Talvez a facilidade técnica diminua as diferenças ou esta geração de utentes se esteja a tornar mais andrógena na comunicação online e interacção.
Enquanto os rapazes podem usar uma linguagem mais activa e resoluta, as raparigas não usam necessariamente uma linguagem passiva – princípio da androgenia.
A Internet forneceu um novo contexto para a exploração da identidade, como um lugar para explorar um conjunto de relações flexíveis e potencialmente anónimas. A linguagem na internet representa um novo tipo de discurso que está marcado pela criatividade e inovação das comunidades. Este discurso emergente pode depois ser usado para expressar as identidades dos adolescentes.
Os weblogs representam um ambiente de comunicação mediada por computador onde ambos identidade e linguagem têm papéis importantes. Não só os adolescentes usam os weblogs para apresentarem uma identidade online, mas tb para expressarem as suas ideias, experiências e sentimentos usando uma linguagem adaptada. Entre estas explorações surgem questões como aprender acerca da sua sexualidade, que ocorrem frequentemente durante os anos da adolescência. Em alguns casos estes blogs ligam-se formando comunidades online, semelhantes às relações de pares observadas no mundo offline.
Curiosamente, os blogs criados por jovens masculinos e femininos são mais parecidos do que diferentes. Talvez a facilidade técnica diminua as diferenças ou esta geração de utentes se esteja a tornar mais andrógena na comunicação online e interacção.
Huffaker,David A. , Calvert, Sandra L. (2005) Gender, Identity, and Language in Teenage Blogs
Sem comentários:
Enviar um comentário