sábado, 24 de abril de 2010

Comentário à Actividade 2

A actividade 2, que consistiu inicialmente na leitura individual de textos disponibilizados sobre “o processo de construção da identidade na adolescência”, revelou-se interessante, mas com as dificuldades inerentes à situação de isolamento intelectual que a leitura individual acarreta. A segunda parte de discussão em fórum foi sem dúvida o ponto alto da actividade e nela pude confirmar, aferir e/ou rever as minhas notas pessoais das leituras efectuadas.
Assim, aprendi com Erikson (1972) que construir uma identidade implica definir quem a pessoa é, quais são os seus valores e quais as direcções que deseja seguir pela vida.
Marcia (1966) apresenta duas dimensões essenciais na formação de qualquer identidade pelo adolescente - uma crise ou exploração e um comprometimento ou compromisso - e define 4 estados de identidade: execução, moratória, difusão e construção.
Os blogs e as homepages têm um lugar na formação da identidade dos jovens. Os jovens usam as páginas como um fórum para expressar, socializar e também para confidenciar intimidades (partilhando informação pessoal e sentimentos) e têm sentimentos fortes de mestria que lhes permite ficar orgulhosos com a criação e/ou sensação de deixar uma marca pessoal na www. A natureza do meio oferece-lhes a possibilidade de expressar quem eles são de uma maneira que pode ser mais confortável que contar às pessoas cara a cara.
A linguagem utilizada na internet, “Netspeak”, é um discurso emergente cuja forma é dada pela criatividade das comunidades que a usam. Para tornar a comunicação na internet mais rápida e expressiva os jovens utilizam abreviaturas, neologismos e acrónimos, assim como ícones gráficos que representam emoções. Esta é a prova viva de que os jovens se estão a afirmar na rede. Por outro lado, nota-se nesta geração que a tradicional polaridade masculino/feminino está a ser diluída por um discurso marcadamente andrógeno.
Mas os blogs, nos jovens, estão a ser ultrapassados por formas mais imediatas, curtas e rápidas de comunicação, como o facebook ou mesmo o telemóvel.
De qualquer forma, creio que associado à adolescência está sempre um diário real ou virtual, para desabafo das angústias, inquietações, partilha das alegrias, afirmação da sexualidade. Os blogs desempenham neste aspecto uma função exemplar, permitindo também a ligação a outros blogs, formando assim uma comunidade social online que dá oportunidades aos jovens de interagir com pessoas diferentes dos seus amigos e onde se podem apoiar mutuamente nas aprendizagens que vão realizando.

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