domingo, 4 de abril de 2010

A construção de páginas pessoais como expressão do desenvolvimento social

Como a função central das homepages é a apresentação pessoal, ela promove a sistemática resposta à questão crítica da identidade: Quem sou eu?
Mestria - Criar uma página pessoal ou blog está relacionado com sentimentos positivos de mestria ou competência (orgulhosos das suas habilidades). Adicionalmente, os jovens sentem que poderiam aprender a usar novas tecnologias.
Identidade- A maioria dos jovens que criaram homepages sentem que estas páginas “ajudam os outros a compreender quem eles são”.
Globalmente, os jovens estão a usar as homepage e os blogs como uma forma única de expressão para veicularem informação sobre eles a outros – esta função está relacionada com a fase moratória e de construção da identidade.
Comunidades sociais.- Jovens que criam websites têm mais amigos do que aqueles que não criam. Têm uma comunidade social online que lhes dá oportunidades para interagir com pessoas diferentes dos outros amigos. Estas comunidades online podem oferecer oportunidades importantes para a formação da identidade, ao darem hipóteses aos jovens de interagir online com indivíduos que são diferentes do seu dia-a-dia, representando com eles diferentes papéis.

Em termos da formação da identidade, as crianças variam no tipo de informação fornecida. Os pré-adolescentes mencionam frequentemente aquilo em que são bons, enquanto os adolescentes expressam mais acerca das suas personalidades, valores, amigos e famílias.
As páginas pessoais, tal como os blogs e sites de redes sociais dão-nos uma oportunidade única de acesso a uma quantidade de expressões pessoais dos jovens, alguma coisa a que não teríamos acesso de outra maneira.
As páginas pessoais têm um lugar na formação da identidade dos jovens. Usam as páginas como um fórum para expressar, socializar e também para confidenciar intimidades (partilhando informação pessoal e sentimentos).
Com a idade as páginas melhoram em complexidade (p.e.weblinks) e expressão (texto longo) – pensamento abstracto.
Os jovens parecem beneficiar do processo de criação de páginas pessoais. Eles sentem que realizaram algo que têm de mostrar:um tributo pessoal, uma marca na WWW. Este estudo também demonstrou algumas diferenças de género no funcionamento das páginas pessoais. As raparigas parecem usar as homepages para expressar informação acerca de si próprias e sentimentos em relação a outros, enquanto os rapazes são mais de fazer amigos online e de experimentar com eles diferentes identidades online.
Em suma, a criação de homepages parece positivamente relacionada com a formação de identidade. As crianças que criam páginas pessoais têm sentimentos fortes de mestria e usam as páginas pessoais para expressar aos outros quem são. A natureza do meio oferece-lhes a possibilidade de expressar quem eles são de uma maneira que pode ser mais confortável que contar às pessoas cara a cara.
Dayanim, Shoshana, Schmitt, Kelly L.,(2008) Personal Homepage Constructio as an Expression of Social Development

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